APRESENTAÇÃO
O Brasil possui cerca de 49 milhões de estudantes na educação básica, segundo o Censo de 2016. De acordo com índices divulgados pela literatura especializada na área de altas habilidades, a população que se destaca por potenciais acima da média em todas as áreas da capacidade humana pode estar no mínimo em 3%, podendo chegar a números mais elevados como 10 a 15%. Entretanto, as matrículas – sem a certeza de que estejam recebendo atendimento educacional especializado – estão em 15.751, de acordo ao apontado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2017).
Esse contexto instigou, em 2015, a ocorrência do “1o Seminário de Altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas”, que teve como objetivos divulgar e propor a discussão de temas pertinentes à área junto à comunidade acadêmica, de educadores e de familiares, sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano – GRUPOH.
Tendo como base a continuidade na divulgação para a área de altas habilidades, organizou-se o “2o Seminário de Altas Habilidades e 1a Mostra do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano – GRUPOH”, nos dias 13 e 14 de novembro de 2017 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Esse evento contou com palestrantes nacionais e internacionais, da Universidade de Granada e da Consejería de Educación de la Província de Granada (Espanha), que mostraram os avanços e experiências da temática em tela. Nessa oportunidade, os pesquisadores do GRUPOH expuseram a primeira mostra dos estudos concluídos e em andamento, desde sua abertura em 2013.
O evento propôs submissões para comunicação oral, para a qual foram selecionados 12 trabalhos por uma comissão científica de pesquisadores da UFSCar e outras instituições parceiras de ensino superior; apresentados em duas sessões em forma de mesa redonda.
Os eixos designados para submissões de trabalhos foram:
a) Eixo 1 – Altas habilidades: Gestão educacional, formação docente e políticas públicas;
b) Eixo 2 – Altas habilidades: Identificação, dupla excepcionalidade e grupos em situação de vulnerabilidade;
c) Eixo 3 – Atendimento: Práticas, procedimentos de ensino e adaptações curriculares para altas habilidades;
d) Eixo 4 – Contexto familiar e apoio psicológico para Altas Habilidades.
Vale ressaltar que não foram submetidos trabalhos no Eixo 4 – Contexto familiar e apoio psicológico para Altas Habilidades, o que pode denotar a escassez de desenvolvimento de estudos sobre os temas em âmbito nacional.
O 1o e o 2o seminários aconteceram em 2015 e 2017, respectivamente. Assim, espera-se que esse evento se constitua bienalmente na UFSCar com o propósito de solidificar o objetivo maior que é DIVULGAR e DISCUTIR os resultados de pesquisas e experiências aos pesquisadores, educadores e pessoas que se interessem em contribuir para o avanço do tema.
Rosemeire de Araújo Rangni
GRUPOH
Novembro/2017
Comentários
Postar um comentário